Cursos de Pós Graduação em TI

O curso aborda as principais referências técnicas nacionais e internacionais na área de qualidade de software e sua estrutura e organização foca em fundamentos do processo de software, qualidade de processos e de produtos de software, gestão da qualidade, além de métodos ágeis e tópicos especiais. Trata-se de um curso à distância com um corpo docente formado por profissionais experientes e re-conhecidos em todo o país por suas atuações como consultores, avaliadores e pesquisadores na área de qualidade de software.
Duração: 18 meses (360 horas)

Objetivo geral 
Qualificar profissionais para atuar em projetos de melhoria de processos, bem como para garantir a qualidade dos processos e produtos de software.
Objetivos específicos 
Revisar em profundidade as atividades fundamentais e de apoio ao processo de desenvolvimento de software, reforçando o aspecto da qualidade; Estudar e analisar criticamente os processos de gestão de dados e de serviços associados ao software, visando a melhoria desses processos; Aplicar conceitos e atividades relacionadas à qualidade de processos e de produtos de software, com base em referências técnicas consolidadas e reconhecidas nessa área; Estudar e analisar criticamente as principais tendências e tópicos especiais na área de qualidade de software; Planejar, analisar e desenvolver projetos ou iniciativas de qualidade de software e de melhoria contínua de processos, considerando aspectos econômicos, de mudança e de desempenho organizacional; Qualificar profissionais que contribuam para o aumento da qualidade do software brasileiro; Capacitar profissionais para a implementação de modelos nacionais e internacionais de qualidade de software; Incentivar o desenvolvimento da área de software, em âmbito nacional, possibilitado o posicionamento do país como um player mundial de desenvolvimento de sistemas, com alto padrão de qualidade.

Público de interesse

Profissionais da área de desenvolvimento de software, profissionais que atuam em grupos de melhoria de processos, gerentes de projetos, gerentes de qualidade, analistas de testes e testadores, bem como consultores e avaliadores de processo e de produto de software.


Ao final do curso o aluno deverá demonstrar competências para: Avaliar a situação atual do processo de software de uma organização, utilizando referências técnicas nacionais e internacionais de qualidade de software; Mapear o atual processo de software de uma organização, mesmo que este seja ad hoc; Identificar e priorizar os problemas do processo de software de uma organização; Propor e planejar ações para resolver ou minimizar os problemas identificados; Definir, documentar e implementar processos de software em uma organização, utilizando como base as práticas atuais e a cultura organizacional, assim como as melhores práticas apresentadas em referências técnicas de qualidade de software; Planejar, conduzir e monitorar projetos de melhoria de processos; Planejar, implantar e monitorar a institucionalização de programas de melhoria de processos de software em uma organização; Identificar e analisar o contexto regional e nacional relacionado ao desenvolvimento da indústria de software; Articular programas de melhoria de processos de software com os objetivos estratégicos da organização; Liderar ou participar de grupos de melhoria de processos de software; Interpretar, customizar e implementar referências técnicas nacionais e internacionais de qualidade de software em empresas de pequeno, médio e grande porte.


 Qualidade de Software
É o setor responsável por testar e aprovar os programas desenvolvidos por outras equipes e empresas. A tarefa é essencial para garantir a satisfação dos consumidores, que, na prática, lidarão diariamente com os programas.

Salário médio para iniciante: 1.500 reais

Salário médio no topo da carreira: 8.500 reais

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