Facebook oferece jogos mobile da Ubisoft de graça via nuvem

 De olho no mercado de games em nuvem, o Facebook anunciou, nesta sexta-feira (2), uma parceria com a Ubisoft que irá disponibilizar o streaming de jogos gratuitos para celular, inicialmente nos Estados Unidos. Com isso, alguns títulos do estúdio francês estão chegando ao Facebook Gaming, incluindo Assassin's Creed Rebellion, Hungry Shark Evolution e Hungry Dragon.



Segundo a rede social, o Facebook Gaming já é usado hoje por 1,5 milhão de jogadores. A estreia do serviço ocorreu de forma tímida, em outubro do ano passado, com a liberação de jogos gratuitos para celular. Mas, ao contrário dos seus rivais Google e Amazon, a aposta do Facebook é em títulos para dispositivos móveis, menores e "de fácil hospedagem" em seus centros de dados.

Com isso, o Facebook consegue integrar sua oferta de games diretamente na sua rede social, bem como no aplicativo Android do serviço. Ou seja, enquanto Google e Amazon oferecem jogos autônomos em nuvem, por meio de uma assinatura mensal, a empresa de Mark Zuckerberg oferece seus serviços de streaming de jogos diretamente aos seus 195 milhões de usuários diários nos EUA, sem contar os mais de 1,87 bilhão no mundo.

A entrada discreta e lenta do Facebook Gaming no mercado, e até mesmo a oferta menor de jogos em relação à concorrência é, na verdade, um teste para avaliar a aposta em títulos para dispositivos móveis como um passo para o ingresso definitivo na lucrativa arena de streaming de jogos. Segundo a empresa de pesquisas NewZoo, esse mercado é avaliado em US$ 1,4 bilhão neste ano, podendo chegar a US$ 5 bi em 2023.


Logicamente, a empresa também está investindo na infraestrutura, para evitar fiascos como o do Google Stadia, que abortou seu projeto de desenvolvimento de games. Nesse sentido, o Facebook está investindo na redução dos limites de latência para permitir a distribuição de mais gêneros de jogos.


Comentários

Postagens mais visitadas