Como formatar um trabalho acadêmico com normas ABNT no Google Docs?

 Um aviso aos estudantes de plantão: listamos as principais normas da ABNT que você precisa conhecer enquanto desenvolve seu trabalho acadêmico utilizando o Google Docs como ferramenta base.



A formatação exigida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas pode ser confusa a princípio, mas basta ter atenção aos detalhes para acertar todas as exigências. Veja como configurar a página, fazer recuo de parágrafo, aplicar alinhamento correto e muito mais no Google Docs!


Como seguir a formatação ABNT no Google Docs?

Aprenda os 7 conceitos básicos de como seguir as normas da ABNT ao utilizar o Google Docs na produção do seu trabalho acadêmico, seja escolar ou universitário.


1 - Defina a fonte e o tamanho do texto

Selecione o texto escrito no Google Docs e configure para que a fonte seja “Times New Roman” ou “Arial”. Exceto as citações com mais de três linhas, as notas de rodapé e as legendas de imagens que devem ter fonte no tamanho 10, o restante do conteúdo deve ajustado no tamanho 12.


2 - Ajuste o espaçamento entre linhas no valor de 1,5

Selecione o texto, clique no ícone ""Espaço entre linhas e parágrafos" e ajuste para 1,5. Caso seja um texto de citação com mais de 3 linhas ou nota de rodapé, o espaçamento deve ser simples.

3 - Verifique as margens da folha

Na barra superior de ferramentas do Google Docs, abra a opção “Arquivo” e clique em “Configuração da página”. Na próxima tela que abrir, verifique se:


a orientação da página está marcada em “Retrato”;

o tamanho do papel é “A4 (21 cm x 29,7 cm);

as margens estão com os valores 3 na "parte superior" e "esquerda", 2 na "parte inferior" e "direita";

as configurações estão corretas, aperte no botão “OK”.

4 - Aplique alinhamento "justificado" no desenvolvimento do trabalho

No conteúdo apresentado durante o desenvolvimento do trabalho, o alinhamento da página deve ser "justificado". Para isso, selecione o texto, clique no ícone "Alinha e recuar" exibido na barra de ferramentas do Google Docs e escolha a opção última opção. Como atalho, você pode apertar a seguintes teclas no teclado: Ctrl + Shift + J.

5 - Atente-se às exceções na configuração da capa e da folha de rosto

Segundo as normas da ABNT, o alinhamento da página de capa e folha de rosto deve ser "centralizado". Além disso, garanta que a capa feito no Google Docs apresente:


nome da instituição;

nome do autor;

título e, se houver, subtítulo;

local (a cidade onde deve ser apresentado) e ano de apresentação.

Na folha de rosto, repete-se as mesmas informações e configuração da capa. Contudo, é preciso acrescentar os seguintes dados entre o título e o local:

natureza do trabalho (TCC, tese ou dissertação), objetivo (grau pretendido), nome da instituição e área de concentração em um parágrafo único.

nome do orientador e, se houver, nome do coorientador no parágrafo abaixo.

6 - Faça o recuo do parágrafo corretamente

Selecione a primeira linha do parágrafo que deseja configurar, arraste o ícone de recuo exibido na régua logo abaixo da barra de ferramentas do Google Docs até que a barra vertical esteja na marcação de 1,25 cm.

Ajuste a formatação das referências no final do trabalho

Para encerrar, não se esqueça de que as referências do seu trabalho devem estar com o alinhamento à esquerda na página e espaçamento "simples" entre linhas para atender à formatação ABNT.


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