ChatGPT irá executar tarefas 'sozinho' no seu PC e celular em futura versão

 O ChatGPT pode em breve ganhar para PCs e dispositivos móveis uma função que permite à inteligência artificial (IA) fazer ações direto no aparelho. Uma evidência de que essa novidade está próxima foi encontrada no próprio código da ferramenta.



Quem encontrou o indício foi o usuário Tibor Blaho, que publicou algumas imagens na rede social X. Elas indicam que o código do ChatGPT na versão web e beta para Android agora possui menções a "ferramentas computacionais" e comandos de navegação.

Especificamente, as ações incluem clique tradicional ou duplo, arrastar um elemento na tela, rolagem vertical ou lateral de janela e esperar algum acontecimento na tela. Outras menções indicam que o ChatGPT será capaz de verificar APIs e ativar outras ferramentas que permitem a execução de comandos mais complexos e que envolvam múltiplas etapas.


Até o momento, a OpenAI não se pronunciou oficialmente sobre o assunto, mas a expectativa é de que essas funções indiquem que o ChatGPT "padrão" em breve vai ganhar recursos incorporados do Operator, que é o agente de IA da companhia. Isso pode acontecer com a chegada do GPT-5, próxima geração do grande modelo de linguagem do serviço, ainda sem data para sair.

O que é o Operator da OpenAI?

O Operator é um agente de IA, ou seja, uma ferramenta que é mais independente e autônoma do que chatbots convencionais. O diferencial dessa plataforma é a possibilidade de realizar ações direto no navegador do usuário.

Até o momento, o Operator é um recurso ainda em forma experimental e disponível somente para usuários que são parte do plano ChatGPT Pro. Essa é a modalidade mais cara de assinatura da companhia, que custa US$ 200 (ou cerca de R$ 1080) mensais e libera acesso a outras vantagens, como prioridade às mais recentes funções e acesso antecipado aos recursos em desenvolvimento.


Comentários