Acabou a faculdade. E agora, o que fazer?




A expectativa de começar uma carreira e uma vida fora do campus, que também traz uma boa dose de ansiedade.
A raiz dessas confusões é a falta de autoconhecimento, um processo contínuo que exige dedicação mas que rende frutos extremamente úteis em todos os momentos profissionais, especialmente no começo.

Como descobrir seu propósito
Começar um processo de autoconhecimento é mais fácil do que parece. Abaixo, listamos 4 passos essenciais:

1. Entenda quais são seus principais valores

Para começar, basta entender quais são seus principais valores, como autonomia, segurança e ambição.
2. Pense no que faz sentido para você

Com seus valores mais claros, limpe sua mente de influências externas e, com caneta e papel em mãos, comece a pensar no que faz sentido para sua vida em termos de atuação profissional.

Ser um alto executivo traz prestígio, é verdade, mas é o que você realmente quer, por exemplo? Estar numa startup é legal, mas um ambiente dinâmico e horizontal combina com seu perfil ou você prefere mais estabilidade?

3. Pergunte-se: o que te traz felicidade?

Em seguida, crie um “mapa da felicidade”, onde você pode listar todas as atividades que lhe dão prazer e lugares e pessoas capazes de lhe trazer felicidade.

Na mesma toada, pense em suas motivações e reflita sobre o legado que gostaria de deixar. O que no mundo te faria levantar da cama todas as manhãs? Como gostaria de ser lembrado?

Do que você gosta? O que te satisfaz? Anote tudo.
4. Não se censure nesse processo!

Seja honesto ao pensar nessas questões: todos são diferentes e não há respostas erradas.

Também se esforce para silenciar as autocríticas. Apenas escreva o que vier à cabeça, mesmo que pareça impossível – não há limites!

É importante acreditar que a resposta certa está, em um grau ou outro, dentro de você: se tem alguém que sabe do que você gosta e o que admira, é a pessoa segurando a caneta.

Com essa reflexão simples, você já tem uma visão geral de quem realmente é e dá passos fundamentais rumo ao autoconhecimento e à descoberta do seu propósito.
O que você precisa saber antes de decidir sua carreira
A primeira coisa que você precisa saber é que sua geração terá uma carreira diferente das gerações anteriores.

Segundo pesquisas, é muito mais comum que um jovem millennial troque de emprego e rejeite trajetórias lineares. As pessoas hoje estão mais aptas a testar o que traz significado e felicidade para suas vidas, não só um salário, o que significa não se preocupar em subir degraus de maneira tradicional.

Também não têm medo de dar uma guinada por falta de um diploma formal no assunto: o Google, por exemplo, há anos deixou de considerar diplomas como pré-requisito.

Com cada vez mais frequência, o que empregadores querem saber é: você consegue fazer esse trabalho ou não?

Essa nova mentalidade é um privilégio do século 21, mas também um ato de coragem, que permite que jovens tornem suas vidas profissionais muito mais significativas – e isso é bom para todo mundo, seja para empresas, que têm trabalhadores mais motivados, e a sociedade como um todo.

Ou seja, não tenha vergonha de experimentar e de aprender coisas novas. Porém, esteja sempre atento ao que você pode aprender com cada experiência – o que requer uma boa dose de paciência – e se preocupe em deixar um legado por onde passa.

Quando sentir que está perto de fechar um ciclo, se pergunte: o que eu construí de fato nesse período? Isso vai perdurar, mesmo com minha saída?

Comentários

Postagens mais visitadas