Como funciona um repetidor de sinal Wi-Fi?

 Ter um repetidor de sinal WiFi em casa hoje em dia é quase uma necessidade. Com o mundo cada vez mais conectado, é preciso que a internet esteja funcionando corretamente por todos os cômodos, sem nenhum problema de sinal.



Os pequenos aparelhos são uma mão na roda, principalmente para quem não tem experiência com a configuração de redes, já que boa parte deles conta com aplicativos próprios para essa tarefa. Além disso, há diversos modelos que podem ser instalados no teto do seu cômodo, ou até mesmo em uma tomada – sem a necessidade de furar a parede.



O que é um repetidor de sinal WiFi e como ele funciona?

Como o próprio nome sugere, um repetidor de sinal WiFi é um aparelho que replica e amplia o sinal da internet para um determinado espaço. Com ele, é possível fazer com que, por exemplo, uma área externa da casa possa ter a mesma qualidade de conexão que o cômodo onde fica o roteador principal.

Ao contrário do roteador – responsável por trazer o sinal da internet para um determinado lugar –, os repetidores apenas ampliam essa conexão, sem aumentar ou diminuir a velocidade original.


Por exemplo, caso o seu plano de rede seja de 100MB, os roteadores apenas ampliam a área de atuação dessa velocidade, ajudando cômodos que, por eventuais problemas, impedem que o sinal principal chegue limpo e com toda a velocidade contratada.


A grande vantagem de ter um repetidor de sinal WiFi é que ele permite que aparelhos que usam a internet sem fio, como celulares, tablets, e videogames, tenham a mesma conexão por todo o local onde eles estão instalados.



Quais são os principais tipos de roteadores?

Engana-se quem acha que os repetidores tem o formato similar ao dos roteadores. Pelo contrário, a maioria deles possuem uma aparência um tanto diferente, principalmente os aparelhos voltados para o uso doméstico.


O modelo mais comum e mais utilizado é aquele que muitos chamam de "aranha". Isso porque, ele conta com diversas antenas e geralmente é posicionado no teto de um ambiente para expandir o sinal, o que o deixa parecido com o aracnídeo.

Outro modelo que vem se popularizando bastante é o de tomada. Com ele, não é necessário furar paredes e tetos, apenas plugar na energia, como se fosse um repelente contra mosquitos.


E por fim, há um modelo mais compacto que é utilizado principalmente por quem costuma viajar bastante. Ele tem o formato similar ao de um grande pen drive, mas com todas as funções que os outros repetidores possuem.

5 modelos de roteadores que vale a pena investir

- Repetidor Xiaomi Pro 300mbps

- Repetidor Access Point Wireless 300 Mbps D-Link

- Repetidor Powerline Wireless 300 Mbps TP-Link,

- Repetidor TP-Link Deco M4 AC1200 300 Mbps


Comentários

Postagens mais visitadas