Mozilla lança Firefox 103: veja as principais novidades

 A Mozilla lançou, nesta terça-feira (26), o novo Firefox 103 que traz como novidades o desempenho aprimorado em monitores com alta taxa de atualização, campos obrigatórios destacados em formulários PDF e expansão das legendas picture-in-picture (PiP).



As principais novidades incluídas nas notas de lançamento são as seguintes:


resposta aprimorada no macOS durante períodos de alta carga da CPU, alternando para uma nova API de bloqueio;

destaque dos campos obrigatórios em formulários PDF;

desempenho aprimorado em monitores de alta taxa de atualização (120Hz+);

recurso para alterar o tamanho da fonte de legendas diretamente no PiP;

legendas disponíveis na Funimation, Dailymotion, Tubi, Hotstar e SonyLIV;

acesso dos botões na barra de ferramentas Tabs através das teclas Tab, Shift+Tab e setas;

configuração da acessibilidade "Aumentar o texto" do Windows para toda a interface do usuário e páginas de conteúdo;

fixação do Firefox na barra de tarefas o Windows durante a instalação do Windows 10 e 11, garantindo uma inicialização mais rápida após a instalação.

Além dos novos recursos de desempenho e acessibilidade, o Firefox 103 promete uma segurança mais forte devido à remoção da opção de configuração que permite assinaturas SHA-1 em certificados. De acordo com as notas de lançamento, “Assinaturas SHA-1 em certificados, há muito determinadas a não serem mais seguras o suficiente, agora não são suportadas”.


Como atualizar para a nova versão do Firefox?

A atualização para o Firefox 103 ocorrerá automaticamente para quem utiliza o Windows ou o macOS. Já no Linux, as versões Snap do Firefox, embora programadas para atualização automática, poderão depender da execução prévia do gerenciador de atualizações com opção para baixar atualizações disponíveis.


A atualização manual também poderá ser feita no Windows, bastando para isso ir ao menu e acessar Ajuda > Sobre o Firefox. Em seguida, ele baixará as atualizações disponíveis e solicitará que você reinicie o Firefox. Uma nova cópia poderá ser baixada na página da Mozilla.


Comentários

Postagens mais visitadas