Quando usar Photoshop ou Illustrator?

Photoshop: para editar imagens em bitmap
Edição de fotos é o que você deseja fazer? Então, o programa mais indicado é o Photoshop. Lançado pela Adobe no final dos anos 1980, trata-se do editor mais popular do mundo, utilizado pelos mais variados tipos de profissionais, como fotógrafos, publicitários, designers e tantos outros.

Na época do seu lançamento, ele era totalmente focado na edição e na manipulação de fotografias, permitindo faze recortes, ampliações, acrescentar textos nas imagens e muitas outras coisas. Com o passar do tempo, ele foi sendo incrementado e ganhou inúmeras outras funcionalidades.

O que era um editor básico de imagens se tornou um programa que faz praticamente de tudo na área de criação digital, incluindo ilustrações, pinturas digitais, pôsteres, embalagens, banners e muito mais. Sabe aquelas montagens de fotos que recebemos no WhatsApp? Elas provavelmente foram feitas no famoso software da Adobe.
Mesmo com esta evolução, o tratamento, a edição e a criação de imagens em bitmap continua a ser a sua maior vocação. Bitmaps são imagens compostas por pixels, quadrados minúsculos cuja qualidade é difícil de ser mantida quando eles são ampliados.

Ou seja, se você precisa editar imagens, usar efeitos, criar layouts, pinturas digitais e ilustrações, a escolha é pelo programa de edição mais popular do planeta.
Illustrator: para trabalhar com vetores
Lançado antes mesmo do popular editor, o Adobe Illustrator surgiu como um programa de criação vetorial criado exclusivamente para o Apple Macintosh. E assim foi por cerca de 10 anos, quando ele então passou a ser disponibilizado também para os computadores com Windows, atendendo ao público em geral.

Enquanto o Photoshop trabalha com bitmaps, o foco do Illustrator está nos vetores, segmentos de reta orientados, representados por setas. Ele cria desenhos a partir de curvas que podem ser aumentados ou reduzidos à vontade, sem nenhuma perda de qualidade, permitindo ainda a edição de cores, linhas e outros elementos.
Bastante utilizado por artistas digitais, designers gráficos e publicitários, é a ferramenta ideal para criar logotipos e identidades visuais, desenvolver layouts, fazer ilustrações, panfletos, cartões de visita e muitas outras peças gráficas, tendo um uso bastante amplo e eficiente.

Com este programa da Adobe, também é possível criar diferentes tipos de design para usar em sites e até mesmo no desenvolvimento de aplicativos. Ele oferece uma maior facilidade e praticidade para manipular ilustrações, corpos de texto e geometria, ao mesmo tempo, trazendo diversas vantagens para os criadores digitais.
Afinal, qual deles usar?
Caso o seu projeto necessite de edição de fotos e tratamento de imagens em geral, a melhor alternativa é o Photoshop. Mas se o trabalho for voltado para alteração de formas, mudanças de tamanho e maior precisão na qualidade da imagem, aposte no Illustrator.

Se você está querendo saber onde comprar o Photoshop ou onde comprar o Illustrator, temos uma ótima sugestão. Que tal mesclar o uso dos dois programas, aproveitando o melhor do que estas ferramentas têm a oferecer, para criar um projeto perfeito?

Planos disponíveis
A melhor opção para usar ambos os softwares é o Plano Creative Cloud da Adobe. Ao fazer uma assinatura, você poderá baixar o Photoshop e o Illustrator e utilizá-los em vários dispositivos, como no celular e no computador. Além disso, o pacote dá direito ao uso de vários outros apps da marca, como o editor de vídeos Premiere Pro e o InDesign.

São mais de 20 aplicativos disponíveis neste plano, que inclui também o acesso a milhares de fontes e 100 GB de armazenamento na nuvem para salvar os trabalhos online. A assinatura custa R$ 224 por mês, no plano anual.

Mas caso queira usar apenas o Photoshop, uma ótima alternativa é o Plano Fotografia. Ao custo de R$ 43 mensais, no pacote anual, o usuário tem direito a utilizar também o Lightroom e o Photoshop para celular, além do novo app para iPad.

Comentários

Postagens mais visitadas