Mais da metade dos softwares de PCs estão desatualizados

Você está careca de saber que entre as principais recomendações para ter um computador mais protegido está a atualização dos softwares, principalmente os de sistema e os que você mais utiliza. Isso porque a cada dia os invasores criam exploram novas brechas e diferentes técnicas e deixar os aplicativos em dia mantém sua máquina com as mais recentes correções distribuídas pelos desenvolvedores.
Nesse jogo de caça de gato e rato, deixar de implementar os patches de segurança significa deixar seu PC vulnerável aos cibercriminosos. E, segundo Avast, geral parece que não está se preocupando muito com isso ultimamente: mais da metade, 55%, dos programas instalados em PCs de todo o mundo estão desatualizados. Entre os mais populares e que são otimizados com menos frequência estão o Adobe Shockwave (96%), o VLC Media Player (94%) e o Skype (94%).

Os dados foram coletados por meio do Automatic Software Updater, um recurso incluído nos softwares de segurança Avast e AVG que consiste em conjuntos anônimos vindos de 163 milhões de dispositivos. O panorama global foi montado a partir dessas informações juntamente com dados reais e estatísticas da Statista e de outras fontes.
O navegador Chrome foi o software mais instalado de 2018, com participação de 91%. O Adobe Acrobat Reader é o segundo (60%), seguido pelo WinRAR (48%), Microsoft Office (45%) e Mozilla Firefox (42%).  O Microsoft Office é um dos mais desatualizados, com 15% dos usuários ainda com a versão Enterprise 2007, mesmo que a Microsoft não emita mais patches de segurança ou faça correções de bugs para esse produto.

Pesquisa também mostra Windows 7 continua na frente do Windows 10
O relatório também destacou que o Windows 10 está instalado em 40% dos PCs, aproximando-se rapidamente dos 43% do Windows 7. No entanto, 15% de todos os usuários do Windows 7 e 9% de todos os usuários do Windows 10 ainda executam versões antigas e não mais suportadas de seus produtos como, a exemplo do Windows 7 Release to Manufacturing, de 2009, e do Windows 10 Spring Creators Update, do início de 2017.

A pesquisa também descreve as marcas mais populares de PC, CPUs, tamanho de RAM e discos rígidos:

As cinco principais marcas de PC: as marcas de PC mais comuns no mundo todo são: HP, Acer, Asus, Lenovo e Dell.
A maioria das CPUs ainda é dual-core, com 74% funcionando com dois núcleos físicos, sendo que apenas 20% possuem um sistema quad-core
O tamanho de RAM mais popular é de 4 GB
Somente 15% dos usuários possuem SSD, o restante permanece com HDD ou com uma solução combinada de HDD/SSD
Com relação às máquinas, a crescente busca pela mobilidade continua, o que mantém os laptops e 2-em-1 em alta, com 67% dos consumidores optando por esses produtos em 2018 — tendência que deve continuar nesta temporada.

Comentários

Postagens mais visitadas