Ataque rouba milhares de roteadores no Brasil para minerar criptomoeda

Um ataque de mineração de criptomoedas está acontecendo no Brasil e já tomou de assalto mais de 200 mil roteadores da MikroTik. A rede de dispositivos afetados é tão grande que criou uma rede de bots XMR por todo o país.

O tipo de ataque não é novidade: os cibercriminosos infectam os dispositivos vulneráveis com código malicioso, instalando o famoso CoinHive. Ou seja: o tráfego web é modificado nos roteadores para minerar a moeda digital Monero de maneira silenciosa no navegador.
A descoberta dos ataques foi feita pelo perfil Malware Hunter BR, no Twitter, na segunda-feira passada (30), indicando que mais de 200 mil roteadores estão sendo utilizados via botnet para a mineração de criptomoedas.

Vale notar que um roteador afetado pelo CoinHive é perigoso porque usa os recursos computacionais do seu PC ou notebook para mineração. Isso significa que você terá um desempenho reduzido para seus trabalhos, um desgaste superior na vida útil e um custo extra de energia.

Outro ponto: a Mikrotik já lançou um pacote de atualização em abril. Isso significa que esses roteadores não estão atualizados, virando uma porta aberta para cibercriminosos.
diferentes, cada dispositivo atende pelo menos dezenas, se não centenas de usuários diariamente."

De acordo com o Bleeping Computer, existem cerca de 1,7 milhão de roteadores conectados da MikroTik. Isso significa que, se os usuários não forem cuidadosos, o ataque pode crescer consideravelmente.

A dica é a seguinte: vá checar se o seu roteador está atualizado. Se não tiver, economize dinheiro e hardware, e faça a atualização.

Comentários

Postagens mais visitadas