Novo Bluetooth: maior alcance e muito mais velocidade em novos dispositivos
Se você utiliza qualquer equipamento eletrônico como celulares, tablets, computadores, fones de ouvido e afins, é muito provável que já tenha utilizado uma conexão Bluetooth. Desenvolvida pela Ericsson no longínquo ano de 1994, essa tecnologia evoluiu muito nos últimos 20 e tantos anos e passou a estar presente em praticamente tudo, de caixinhas de som à prova d’agua que podem ser usadas dentro do boxe onde você toma banho até dispositivos de comunicação dos mais avançados possíveis.
Apesar dessa popularidade, o Bluetooth possui uma série de problemas na hora da utilização, como uma velocidade baixa de transferência de dados e uma distância de cobertura não muito ampla. Isso acaba limitando suas aplicações, que poderiam ser muito mais amplas caso seu poder de funcionamento fosse maior.
Isso provavelmente é capaz de resolver os maiores problemas que usuários do Bluetooth sofrem: vai ser possível transferir dados e arquivos com o dobro da velocidade (que atualmente é bem lenta, diga-se de passagem) e, melhor ainda, vai permitir o controle de dispositivos a uma distância bem maior e sem sofrer com barreiras físicas, como paredes de uma casa.
Segundo Mark Powell, diretor executivo do Bluetooth SIG, o grupo que gerencia os padrões dessa tecnologia, vai ser muito mais fácil conectar o seu smartphone a outros dispositivos com Bluetooth. Powell certamente está pensando não apenas em simples caixinhas de som, mas em aparelhos domésticos ligados à Internet das Coisas (IoT), um dos conceitos mais trabalhados nos últimos anos. Dos cerca de 48 bilhões de dispositivos capazes de se conectarem à internet, um terço deles deve ter Bluetooth instalado até 2021.
Comentários
Postar um comentário